CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Noivas / Anuário 2011

Tempo de casar

Conheça os prós e contras de realizar a sua cerimônia em cada mês do ano

Redação Publicado em 26/11/2011, às 03h51 - Atualizado em 08/08/2019, às 15h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tempo de casar - ©Shutterstock
Tempo de casar - ©Shutterstock

Janeiro

Se os noivos têm muitos convidados de fora da cidade onde acontecerá a festa, é um bom mês para marcar a data pois, geralmente, no período de férias as pessoas têm mais flexibilidade e disposição para viajar. Para quem casa nesse período, “o ideal é entregar os convites antes do início das férias, porque as pessoas viajam e a casa fica fechada”, diz Carla Fiani, da Wedding & Co.. E vale mandar um save the date alguns meses antes para que todos possam se programar. Outra dica é tomar cuidado com os recessos coletivos dos fornecedores.
Doceiras e gráficas costumam parar por 15 dias duas vezes ao ano. Portanto, é bom se planejar com antecedência. A decoração da festa também pode acompanhar as altas temperaturas. “No verão, de janeiro a abril, é bacana usar cores mais alegres e vivas”, diz Luciana Gelfi, da Bossanova Decoração. “No cardápio, é melhor priorizar pratos mais leves e acompanhamentos frios”, afirma David Deutsch, do Red Gastronomia Criativa. Para a sobremesa, aposte em ingredientes refrescantes e nos sorbets.
• No verão, é interessante usar cores mais alegres e vivas nas flores e na decoração

Fevereiro

Normalmente, é nesse mês que acontece o Carnaval. Como muita gente emenda o feriado, melhor não marcar nada muito perto. Nessa época, há muitos estrangeiros no país e uma boa sugestão são os cardápios com influências brasileiras “não muito tropicais, mas bem chiques”, diz Mariana Casarini, do Fred Frank Gastronomia. “Um ótimo exemplo disso é o namorado ao perfume de moqueca”, completa. As flores que mais resistem ao calor do verão são as rosas, antúrios, phalaenopsis plantadas e helicônias.

Março

Passadas as férias e o Carnaval, as noivas se sentem mais seguras para organizar suas festas e março fica concorrido. Então, quem deseja casar nesse mês deve se apressar. Em São Paulo, “de dezembro a abril é período de chuvas e, por isso, é importante pensar não apenas na cobertura do espaço, mas também na logística para acesso dos convidados”, diz Chris Ayrosa, da Party Design. De qualquer forma, como a instabilidade do clima no Brasil é grande, os noivos precisam ter sempre um ‘plano B’ em qualquer época do ano. Outra sugestão é colocar um tecido ou uma palha para dar um toque especial e evitar o ‘efeito estufa’ de uma cobertura transparente.

Abril e Junho

Por mais que a crença de que maio é o mês das noivas já não seja tão forte quanto antigamente, o período ainda é muitíssimo concorrido. Quem não consegue data no chamado mês de Maria, corre atrás de uma segunda opção “próxima”. Assim, abril e junho acabam disputados, mas com algumas vantagens. “Abril, que costuma ter um clima agradável, não muito quente, é um ótimo mês para casamentos na praia”, diz Mariana Casarini, do Fred Frank. “Em junho, que é mais frio, pode-se abusar do vinho tinto”, acrescenta. Durante o inverno, David, do Red Gastronomia, sugere canapés e minientradinhas mais quentes, como minifondue e polenta com ragu de frutos do mar, e acompanhamentos mais encorpados.
Para sobremesa, caem bem pratos mais doces e muito chocolate. E o morango está mais suculento nessa época! Quem gosta de festas temáticas pode arriscar comidinhas da madrugada em clima de festa junina. Na decoração, Jaime Ishikawa, da Carlos Flores, diz que por conta das estufas climatizadas, as tulipas estão disponíveis a partir de abril e até setembro.  Em junho, por causa do Dia dos Namorados, as rosas podem ser difíceis de se encontrar.

Maio

Igrejas sem datas e fornecedores com muito trabalho. Quem faz questão de casar em maio deve marcar o dia e contratar os serviços com bastante antecedência. Se é o seu caso, corra! No outono, que começa no final de março e termina no fim de junho, incluindo todo o mês de maio, as flores de ervilha e orquídeas Cymbidium são as mais recomendadas.
•  O mês mais tradicional para casamentos também é o mais desejado e, por isso, é fundamental marcar com antecedência

Julho

Mês de baixas temperaturas. As flores de inverno, como narciso, ornitógalo, flor de cerejeira e chuva-deouro, só existem mesmo nos meses mais frios. Há também muitas tulipas e mimosas. Quem pretende se casar ao ar livre, ou mesmo em lugares fechados, deve manter a temperatura ambiente em níveis agradáveis. Aquecedores em áreas externas são sempre bem-vindos. E um presentinho para as mulheres, como pashminas, agrada e aquece. “O conforto dos convidados é fundamental”, diz Chris Ayrosa. Para esquentar o corpo e a alma, molhos mais pesados no bufê são uma ótima ideia e a sugestão de Mariana Casarini é o ragu de cogumelo. Na decoração, durante o inverno, a dica é usar tons mais quentes, como terra e vermelhos mais queimados. “Tecidos pesados, como adamascados e veludos, e franjas bem teatrais ficam lindos nessa época”, diz Luciana Gelfi.

Agosto

Em muitos países, e para muita gente, é o mês do ‘cachorro louco’. Um mês carregado de energias negativas. Por isso, boa parte das noivas supersticiosas não quer se casar em agosto. Mas, para quem acredita que essas histórias são pura bobagem, é uma ótima opção. E acaba também sendo uma boa saída para as noivas mais atrasadinhas ou de última hora. Mas como julho, mês de férias, antecede agosto, é aconselhável não marcar festas na primeira quinzena, porque os convidados ainda podem estar viajando.
• Em períodos mais frios, como agosto, é importante pensar no conforto dos convidados; eventualmente, aquecedores podem ser necessários durante o evento

Setembro

Mês das flores. Abuse de camélias, delfinos, hortênsias e catleia. Temperaturas amenas, convidados presentes, só o feriado do dia 7 de setembro pode atrapalhar um pouquinho. Esse ainda é o primeiro mês em que há tangerinas em abundância. A fruta, além de ser maravilhosa para sucos e caipirinhas, também pode aparecer em preparações no cardápio. Estampas florais e liberty conferem um charme especial. Dependendo do calendário judaico, esse também é um bom mês para se casar porque pode anteceder o Rosh Hashaná e o Yom Kippur, que acontecem em setembro ou outubro.

Outubro e novembro

Auge da primavera, pouco frio, época de jabuticaba. Em outubro, a frutinha está no auge do seu sabor e pode ser bem aproveitada nos cardápios por noivos mais ousados. Cuidado com o feriado do dia 12 de outubro, porque quem tem filhos em idade escolar pode ficar fora por até dez dias. Em novembro, o problema também são os feriados: um logo no comecinho, dia 2, outro bem no meio, dia 15, e mais um no final do mês, dia 20. Porém, é ideal para quem tem muitos convidados de outras cidades.
• Terrine de foie grãs com molho de jabuticaba, uma fruta da estação

Dezembro

Total clima de festa. “Mas dezembro não é muito apropriado para casamentos, pois todos estão com a cabeça a mil pensando no Natal e nas férias”, diz Carla Fiani. “Se esse for mesmo o mês escolhido, a primeira semana seria a melhor”, completa. Além disso, dezembro é cheio de festas corporativas e comemorações que podem coincidir com o casamento. “Portanto, o ideal é mandar os convites com, no mínimo, dois meses de antecedência”, diz Chris Ayrosa. E não se esqueça do ar-condicionado!