CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Noivas / Anuário 2011

Conexão romântica

A tecnologia está cada vez mais presente nos casamentos e o limite para suas aplicações é a imaginação dos noivos

Bárbara Raffaeli Publicado em 26/10/2011, às 04h31 - Atualizado em 08/08/2019, às 15h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Conexão romântica
Conexão romântica

Para que tudo esteja perfeito no grande dia, uma sequência (que parece interminável) de detalhes deve ser seguida. E hoje, para não haver tropeços durante esse caminho, a tecnologia está ao lado dos casais. Nos últimos meses, grande parte do mundo viu um exemplo real, literalmente, dessa tendência. Nenhuma outra cerimônia causou mais furor na internet e incorporou tantas modernidades quanto o casamento de William e Kate, o mais tecnológico de todos os tempos. Começou com o anúncio do noivado, feito oficialmente em 16 de novembro de 2010, pelo Twitter. Durante os preparativos, foi criado um site oficial do casal para contar detalhes e as últimas novidades sobre a cerimônia. Foram mais de 37,7 milhões de visualizações. No dia 29 de abril de 2011, o evento foi transmitido ao vivo pela internet e, apenas em seu canal oficial no YouTube, teve mais de 72 milhões de computadores conectados. Em menores proporções, ou até em medidas reais, dependendo do seu orçamento, há uma infinidade de ferramentas tecnológicas que prometem (e fazem!) a chegada ao altar mais simples e fácil. E começa pela escolha das alianças.

A joalheria Tiffany & Co., por exemplo, tem um aplicativo para iPhone com um catálogo virtual de alianças de noivado e informações sobre cada tipo de joia. Ainda é possível colocar um anel de verdade sobre o visor do aparelho para descobrir o tamanho que a peça precisa ter. Quem quiser dar a dica para o noivo ou compartilhar modelos, pode publicá-los diretamente nas redes sociais ou mandar por mensagem de texto.

O Google também resolveu dar uma força para os noivos e uniu alguns de seus serviços em um endereço destinado ao planejamento do matrimônio. Está tudo em inglês e com dicas da organizadora de casamentos Michelle Rago, no www.google.com/weddings. A página foca em três etapas para auxiliar o casal. Para o planejamento, o maior aliado é o Google Docs que, por meio do compartilhamento de arquivos sem a necessidade de enviá-los por e-mail, permite fazer planilhas de gastos, fornecedores e convidados, além de montar mapa das mesas, lista de músicas, entre outras finalidades. Há ainda opções que ajudam a organizar e armazenar as fotos.

As páginas na internet dedicadas aos casamentos também têm se popularizado. Um dos primeiros sites desse gênero no Brasil surgiu quase por acaso, em 2005, quando o engenheiro Luis Machado preparava a sua festa de casamento. Com vários convidados de outra cidade, ele pediu ajuda para um amigo e criou uma página na internet onde concentrou informações como dicas de hotel, cabeleireiros e até passeios turísticos. A experiência se transformou no iCasei. A empresa oferece pacotes de três meses a um ano, com hospedagem e facilidades para o casal montar uma página personalizada. “No mês em que lancei o site, tive um cliente. Agora, atendemos 1.600 casais mensalmente”, diz Machado.

Ao longo dos anos, outros serviços foram adicionados e, hoje, os noivos têm confirmação de presença on-line e uma lista de presentes fictícios que são revertidos em dinheiro. Uma sunga nova para o noivo usar na lua de mel, por exemplo, pode virar R$ 100. Para auxiliar futuros marido e mulher com os presentes e oferecer outraspossibilidades de escolha, foi criado o ListaPerfeita. O site pode concentrar pedidos de mais de 45 lojas em uma única lista, com eletrodomésticos, móveis, enxovais, viagens e objetos de decoração. Quando um item é comprado, os noivos têm a opção da entrega do produto ou a troca do valor por créditos que podem ser usados em qualquer uma das lojas parceiras.

E quem não consegue ir à festa pode acompanhar tudo em tempo real, pela tela do computador, por meio de uma tecnologia de transmissão ao vivo, o streaming. Assim, Reynaldo Cavalcanti, proprietário da Foto Equipe Studio, que comanda a transmissão, já teve mais de oito mil pessoas assistindo a uma mesma cerimônia. E a transmissão pode começar mais cedo, no making of dos noivos e até na cozinha do bufê.

Quando o assunto é casamento, ao mesmo tempo em que a festa acontece no mundo real, a badalação virtual vai ficando ainda mais animada. Com câmeras fotográficas wireless, todas as fotos tiradas pelo salão podem ir, instantaneamente, para a página dos noivos nas comunidades sociais, como Twitter, Facebook e Flickr. E os convidados, munidos de seus celulares ou tablets, podem comentar e ver suas postagens “publicadas” no telão da festa.

Uma das últimas novidades é a filmagem de casamentos em 3D. Lançada em 2010, a tecnologia tinha acabado de aparecer quando a dançarina Sheila Mello e o ex-nadador Fernando Scherer estavam envolvidos com os preparativos do casamento. “Ficamos loucos quando soubemos”, lembra Fernando. A única dúvida para contratar o serviço foi se seria possível assistir à gravação em uma televisão normal. Diante do sim, tiveram tudo registrado em três dimensões. “É incrível, difícil explicar como é ver você casando assim. É totalmente diferente”, conta Scherer. “Parece que você está vivendo de novo aquilo. É como ter um momento feliz do casal mais perto da gente”, conta. Todas essas tecnologias não comprometem a realização de uma cerimônia e a comemoração tradicional. Pelo contrário, elas ajudam, dão ainda mais brilho à festa e colocam os convidados – e também os não convidados – mais próximos dos noivos.